quarta-feira, 27 de julho de 2011

Curiosidades de Casamento

Casamento

A cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga. Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Aliança

O ritual da troca de aliança sela um vínculo de compromisso, seu formato em cí­rculo, segundo egí­pcios era para definir um amor infinito, sem fim, e é colocado no dedo anular da mão esquerda porque acreditava-se que ali havia uma veia ligada direta ao coração.

Mês

Um ditado japonês ensina que as noivas devem se casar em junho (june bridal) para que a união perdure por muitos anos. No Brasil, o mais preferido é maio, provavelmente, pela referência de Maya, Maria, mãe.

O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento

É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos mussulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido.

Vestido de noiva

A cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória. Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.

Grinalda

A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

Véu

Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

Noiva do lado esquerdo do noivo

Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. é uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

Chuva de arroz

Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como sí­mbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antiguidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Na festa ou banquete

O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da famí­lia para recepcionar as pessoas que forem chegando. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal.

Bem casado

O bem casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem casado a cada convidado. Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida.

Noivo carrega a noiva no colo

Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.

Lua-de-mel

A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário