sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cortejo dos noivos

Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:


  • Padrinhos:

1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.

Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimonia.

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi - tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.

A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja de
ve ser por grau de importância, da seguinte forma: o primeiro casal da noiva deve ser formado pelos seus avós, seguidos de irmão, tios, primos e amigos, Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.



Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.


  • Mãe da Noiva e Pai do Noivo:

De mãos dadas, posicionam-se no lado esquerdo do altar.


  • Noivo e Mãe do noivo:

Também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.


  • Damas e Pajens:

Eles entram antes, evitando assim que a dama, geralmente uma menina tão nova entre na Igreja ao som da marcha nupcial. Também deve levar em consideração que a dama logo na frente da noiva iria tirar todo o glamour da entrada triunfal da noiva em seu vestido. Não devemos esquecer que a noiva gastou um bom dinheiro em seu vestido e de repente se a noiva entrar precedida da dama, em suas filmagens e fotos, iria ficar aparecendo apenas a parte superior de seu vestido.

Se tiver pajem, é ele quem levará as alianças. A posição no altar do pajem e da dama, é a seguinte:

* a Dama do lado esquerdo do altar e o Pajem do lado direito ? justificativa: a dama se tiver idade suficiente pode segurar o buquê da noiva quando esta chegar no altar e o pajem fica do lado direito, ou seja, onde está o noivo, pois está servindo a ele em carregar as alianças.


  • Noiva e pai:
A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.

Curiosidade: A noiva entra à direita e também sai pela direita porque biblicamente estar à direita quer dizer estar submisso à esta pessoa.

Cortejo religioso de saída

Sai os Noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo, padrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário